Quem é que não gosta de ser bem tratado, não é mesmo? A simpatia, a gentileza e o carisma fazem a diferença na relação entre as pessoas no dia a dia. Isso também vale para o seu negócio, uma vez que um dos caminhos para o sucesso das vendas é conquistar o cliente.

Essa questão é ainda mais importante quando não se tem um local específico para a venda e o comerciante recebe seus clientes em sua própria casa. O fato de não estar em um estabelecimento comercial, mas em uma residência, pode fazer com que eles não se sintam tão à vontade.

Pensando nisso, listamos algumas dicas de etiqueta para aplicar nas suas vendas e que vão ajudar a garantir a satisfação e a fidelidade das pessoas que compram com você. Confira!

Atendimento que faz a diferença

Para vender o seu produto, não basta a qualidade e o preço dele. A maneira com qual você aborda e lida com seus clientes pode fazer toda a diferença, não só naquela compra, mas nas futuras. Afinal, um bom tratamento pode ser o diferencial quando uma pessoa decide adquirir algo. Mas, como fazer isso?

Preze por uma linguagem corporal positiva

A sua postura e os seus gestos dizem muito sobre você, acredite. Eles são responsáveis por transmitir ao seu cliente a credibilidade necessária para que ele queira consumir o seu produto. Qualquer expressão de falta de segurança, raiva, tristeza ou outro aspecto negativo pode ser percebido pela outra pessoa. Portanto, tenha atenção à sua linguagem corporal.

Mantenha os ombros para trás, evitando deixá-los contraídos, pois isso pode demonstrar insegurança. Procure ter uma proximidade em relação à pessoa, demonstrando interesse pelo que ela tem a dizer. Para isso, incline-se um pouco em direção a ela.

Evite cruzar os braços ou as pernas. Essa posição não é muito receptiva e pode soar como desdém. Além disso, mantenha a coluna ereta e sente-se corretamente, pois deixar o corpo “solto” demais transmitirá a imagem de uma pessoa desleixada.

Preste atenção na sua fala

Ao conversar com o cliente, assegure-se de que ele conseguirá entender tudo o que você diz. Falar de forma acelerada pode dificultar isso e demonstrar ansiedade. Por isso, diga o que precisa em um ritmo constante. Para melhorar o entendimento, dê ênfase em termos importantes. Não fale baixo. A dificuldade de escutar o que você diz pode fazer a pessoa desistir da conversa e da compra.

Ainda, é fundamental estar aberto a repetir o que já disse, caso ela não entenda algo. Para se certificar disso, utilize expressões de interlocução com o cliente, como “entendeu?”, “tudo bem?” ou “certo?”.

Mantenha uma aparência agradável

Além dos gestos e do comportamento, uma aparência agradável também transmite credibilidade. Nesse sentido, mantenha o cabelo penteado e o corte sempre em dia. Utilize roupas adequadas. Nada de decotes muito grandes, ou saias e vestidos muitos curtos. Se considerar necessário, um pouco de maquiagem pode ajudar a dar um up no visual, sem exageros. Lembre-se: o foco, no atendimento, deve ser o produto!

Cumprimente de forma adequada

O profissionalismo no tratamento dos seus clientes começa desde o momento em que você vai cumprimentá-los. Prefira apertos de mão, um gesto, ou só diga algo à distância, se a situação não permitir muita liberdade. Contudo, caso a própria pessoa venha cumprimentá-lo com um beijo no rosto, por exemplo, retribua. Procure deixá-la o mais à vontade possível desde o início do atendimento.

Seja sincero

Mentir para agradar o cliente é uma das piores práticas que um vendedor pode adotar. Pense que, se você não disser a verdade, talvez outra pessoa o faça, e isso prejudicará a sua imagem. Então, se ele questionar você se o produto está adequado ao corpo dele, no caso de uma roupa ou acessório, por exemplo, seja sincero e diga o que acha.

Porém, faça isso com cautela, sem ofendê-lo. Ainda, para não desanimá-lo da compra, apresente outras opções e mostre porque elas são melhores. Assim, ele terá mais confiança em você e as chances de a venda ocorrer são maiores.

Evite assuntos polêmicos

Ser sincero não significa falar o que você pensa sobre tudo. Aliás, para agradar a pessoa para quem vai vender algo, evite situações que podem provocar desentendimentos ou criar atritos desnecessários. Nesse sentido, fuja de todo e qualquer assunto polêmico ao atendê-la.

Isso inclui conversas sobre política, drogas, religião, ideologias, estilo de vida etc. Não as incite! Por outro lado, se ela mesma trouxer essas questões, tente ser imparcial, ou, ao menos, manifeste sua opinião sempre de forma respeitosa.

Seja pontual

Se tem uma coisa que irrita qualquer pessoa, é atraso. E você não quer deixar o seu cliente com raiva por esperar, não é? Ele pode até desistir de fazer negócio por esse motivo. Portanto, seja pontual.

Ainda que você o receba em casa, esteja preparado para o horário em que ele começa, ou a hora agendada. Não pega bem deixar a pessoa chegar e notar que você se atrasou e não pode deixar tudo arrumado para recebê-la. Isso também faz parte de um bom atendimento.

Mantenha o ambiente organizado

Por falar em deixar tudo arrumado, lembre-se de que, para que uma pessoa se sinta bem recebida em um lugar, é muito importante que ele esteja limpo e organizado. Uma ideia que pode ajudar nisso é expor os produtos em prateleiras. Dessa forma, fica mais fácil para o cliente observar cada um deles. Outra sugestão é ordená-los por cor, permitindo que aquele que já sabe qual tom ele quer vá direto onde ele está.

Como você pode ver, tratar bem as pessoas e praticar a gentileza são práticas boas em qualquer situação. E, se você quer atrair mais clientes interessados no seu negócio, atentar-se aos detalhes acima mencionados é uma boa estratégia! Isso também garante que aqueles que já compraram com você queiram fazê-lo mais vezes.

Outro benefício de seguir todas essas dicas de etiqueta é o reconhecimento que elas podem proporcionar à sua marca, pois um atendimento cordial acaba sendo um plus nas vendas. Isso porque boas indicações são sempre compartilhadas, e isso significa mais pessoas querendo consumir o seu produto.

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