O Strass é uma pedra muito famosa no artesanato, já que embeleza as mais variadas peças, como bijuterias, roupas, acessórios de moda e decoração. Além disso, essa pedra é atemporal e pode ser usada em todas as estações do ano, durante o dia e a noite.

Com tantas vantagens, é fácil entender por qual motivo o Strass é tão querido entre os artesãos. Apostando nesse material, você aumenta suas chances de agradar a clientela e fechar vendas o ano inteiro.

E que tal aprender um pouco mais sobre as pedras de Strass? Nós vamos lhe ensinar tudo o que você precisa saber para incluir esse material no seu ateliê. Confira!

O que são pedras de Strass?

A pedra de Strass foi criada por Georg Friedrich Strass, que sonhava em recriar o brilho e a beleza do diamante. Para isso, ele revestia a parte de trás das contas de vidro com um pó metálico, que entrava em contato com a luz e funcionava como um espelho, refletindo e brilhando.

Quais são suas principais características?

Por ser uma pedra de baixo custo de produção, o strass tornou-se barato e acessível para todos aqueles que querem incluir brilho em algum item, mas existem alguns cuidados ajudam a mantê-la bonita por mais tempo.

Entre as principais medidas, é essencial manter o Strass seco, longe de umidade. Sempre que a pedra for molhada, o ideal é usar um secador para evitar que ela escureça. Para as bijus, é importante reservar um lugar limpo e seco na hora de guardar. Não misture as peças e não deixe que perfumes e outros cosméticos entrem em contato com elas.

Quais são as principais utilizações do Strass?

O Strass é uma pedra muito versátil, que pode ser usada de muitas formas dentro do artesanato. Veja só as aplicações mais comuns.

Aplicação em bijuterias

As bijuterias são campeãs de uso do strass, já que é difícil encontrar uma peça que não exija brilho. Existem três tipos de Strass que, geralmente, são utilizados nesse tipo de artesanato: as pedras de Strass, a manta de Strass e o Strass em metro.

As pedras são as mais utilizadas. Elas vêm em unidades, têm a extremidade cônica e são aplicadas, uma a uma, em bases prontas. As pedras de Strass são coladas com cola especial e garantem um acabamento mais delicado ou são pressas com garras.

A manta de Strass também é largamente utilizada na produção de bijuterias, com a diferença de que não são unitárias e, sim, uma junção de pedras que forma a manta. Esse tipo de Strass pode ser colado ou costurado e é ideal para trabalhar com peças grandes, como maxi colares.

Já o Strass em metro é o terceiro tipo mais utilizado na fabricação de bijus. Esse Strass é formado por correntes e é interessante usar esse material para fabricar peças que são inteiramente brilhantes. Também é importante saber trabalhar com solda para fazer junções e dar acabamento.

Aplicação em roupas e acessórios

Para as roupas, é comum a utilização das mantas de Strass e das pedras autocolantes chamadas Chaton Hotfix. Esse tipo de pedra facilita muito o trabalho do artesão, já que é possível contar com a cola do próprio Strass para confeccionar as roupas, o que economiza tempo e aumenta a produção.

Entre as peças mais customizadas estão as camisetas, moletons, vestidos de festa, bolsas, chinelos e sapatos.

 

Aplicação em materiais de decoração

Sua casa também pode ficar enfeitada com essa pedra. Novamente, o tipo de Strass mais utilizado é a manta, que facilita o trabalho, já que cobre uma boa área da peça e não precisa da aplicação unitária.

Os materiais mais enfeitados com essa pedra são os porta-retratos, velas, porta-pincéis, bandejas, vasos e peças decorativas em geral.

As pedras de Strass são essenciais para qualquer artesão, mas apesar de seu preço acessível, é muito importante que você invista em qualidade. Procure por fornecedores que possam garantir a durabilidade do produto e ganhe mais credibilidade entre seus clientes!

E se você precisa de Strass de qualidade e ainda tem dúvidas sobre o produto, entre em contato com a Strass & Cia!

Autor

Escreva um comentário