Você já parou para pensar em como sua imagem pessoal interfere na vida profissional? A forma como você fala, se veste e se comporta diante de algumas situações são questões que contribuem para que os compradores decidam tornar-se clientes ou não.

O marketing pessoal é a ferramenta que nos ajuda a fazer uma autoavaliação e direcionar nossa imagem ao sucesso. Ele é essencial para qualquer profissional, independente da área de atuação ou do nível de formalidade da profissão.

Mas como será que o marketing pessoal impacta suas vendas? Nós contamos para você neste post! Quer descobrir? Acompanhe!

As pessoas procuram relações mais humanas

Aquela relação fria entre um vendedor e um cliente é coisa do passado. As pessoas sentem-se cada vez mais atraídas por relações próximas e humanas. Isso quer dizer que elas valorizam — e observam — a forma como você as trata.

Elas esperam muito mais que educação, afinal, esse é um item mais que essencial. Vendedores que demonstram interesse apenas em vender, não oferecem soluções funcionais e abandonam o cliente na primeira dificuldade após a compra, dificilmente constroem relações duradouras.

A sua imagem pode passar mais credibilidade

O que você procura quando quer comprar um produto e ainda está na fase da pesquisa de opções? Além de preços atrativos e condições especiais, é essencial encontrar um vendedor que passe credibilidade, não é mesmo?

A forma como você se comporta pode dizer muito sobre a credibilidade da sua loja e, até mesmo, dos seus produtos. Se você usa as roupas e acessórios que vende, por exemplo, é um sinal de que acredita na qualidade e na beleza dos produtos.

Além disso, é essencial procurar usar a sua imagem para garantir que os clientes terão uma experiência tranquila e satisfatória comprando com você.

O marketing pessoal aumenta seu networking

Usar o marketing pessoal impacta diretamente na capacidade de comunicação entre você e seus clientes. O networking é uma rede de contatos importante para seu negócio, criada através da interação que será beneficiado e isso pode significar um bom crescimento para você.

Além de mais vendas, uma boa lista de contatos pode render parcerias importantes, bons fornecedores e, até mesmo, investidores. Com o networking bem estruturado, também é possível propagar seu negócio e torná-lo mais conhecido. Isso é essencial para empreendedores e profissionais autônomos.

A importância de saber onde aplicar o marketing pessoal

Depois de conhecer as vantagens que o marketing pessoal pode trazer a seu negócio, você deve estar se perguntando: como colocar tudo isso em prática? Existem muitas maneiras de melhorar sua imagem pessoal e os principais pontos que você pode explorar são:

Sua aparência

O ambiente de trabalho requer uma apresentação mais formal, mesmo que a ideia do negócio seja mais divertida. Cuide da sua aparência: cabelos, pele e unhas merecem cuidado especial. Siga seu estilo e tenha personalidade, mas evite exageros desnecessários.

Sua comunicação

Procure melhorar a forma como você se comunica. Evite gírias, passe informações de forma clara e estreite as relações com seus clientes. Lembre-se de que as pessoas preferem se relacionar com pessoas e não com marcas e produtos.

Seu comportamento

O que seus clientes esperam de você? A sinceridade, a proatividade e a boa-fé são algumas das coisas que o comprador valoriza. Procure entender as demandas e alinhe seu comportamento às expectativas.

Por fim, vale destacar que o marketing pessoal não precisa ser construído apenas “cara a cara” com o cliente. Você pode usar as redes sociais como forma de expandir sua agenda de contatos e alcançar mais pessoas. O Facebook e o Instagram são opções perfeitas para divulgar negócios de moda e estilo.

E que tal continuar aprendendo a melhorar seu negócio? Descubra como organizar as finanças do seu negócio!

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