Quando o assunto é tendências de moda, o único detalhe que permanece imutável é o fato de que elas se renovam a cada estação. Para acompanhar as mudanças do mundo fashion é preciso estar atualizado, mas também é necessário compreender o contexto que envolve o mundo da moda, como sua história.

Afinal, as tendências podem trazer inspirações de uma década específica, e saber identificar o cenário da moda naquele determinado momento é fundamental para entendê-las. Elas também podem partir de personalidades, por isso, é importante conhecer os nomes de ícones e referências da indústria.

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre o assunto, reunimos alguns livros, documentários e influenciadores que você pode seguir nas redes sociais e manter-se atualizada. Acompanhe!

Entenda as tendências de moda

As tendências são caminhos que a moda deve seguir em uma determinada temporada. São responsáveis por inspirar as produções de roupas, sapatos e acessórios. Elas podem surgir a partir de um estilo, uma cor ou uma estampa.

Até mesmo materiais, como o ferro ou a madeira, podem ser transformados em tendências de moda. A partir desse momento, eles passam a estar presente em bolsas, colares, blusas e sandálias.

Consuma conteúdos de moda

Para quem quer entender um pouco mais sobre história, o livro “A Moda no Século XX”, de Maria Rita Moutinho, é um ótimo investimento. Ele aborda os acontecimentos e os ícones que marcaram desde a Belle Époque até os anos 1990. A publicação é ilustrada e oferece uma boa contextualização para quem precisa fazer um apanhado sobre tendências de várias épocas da moda.

Para quem quer se aprofundar um pouco mais na moda brasileira, a escritora Marília Scalzo é uma ótima referência. Ela publicou o livro “30 Anos de Moda no Brasil”.

Já se você prefere documentários, “The September Issue” aborda os bastidores da produção da edição de setembro, a principal do ano, da Vogue. A filmagem acompanha a rotina da editora Anna Wintour e mostra como as tendências saem das passarelas para as páginas da revista.

O filme “O Diabo Veste Prada” apresenta o dia a dia em uma revista e conta com a participação de grandes nomes da indústria. É uma ótima opção para observar a importância das tendências dentro do mundo fashion.

Siga nomes importantes da indústria

Uma dica para lhe ajudar a ficar atualizada é seguir alguns nomes influentes da moda nas redes sociais. Sempre por dentro dos eventos e tendências, a blogueira Camila Coutinho é uma referência de estilo. Patrícia Bonaldi e Martha Medeiros são estilistas brasileiras que vestem celebridades nacionais e internacionais e sempre estão por dentro das tendências de moda.

Outros perfis que valem a pena conferir são a jornalista colombiana, Nina Garcia, o apresentador e Stylist, Arlindo Grund, e a empresária, Kim Kardashian, responsável por lançar muitas tendências.

Reúna referências da história da moda e da indústria brasileira e acrescente algumas que você mais gosta. Invista nas redes sociais para manter-se atualizada sobre as tendências de moda e aproveite o final de semana para fazer maratonas de documentários e filmes do segmento.

Se você gostou das dicas do post, nos siga no Facebook e no Instagram para acompanhar mais conteúdos como este!

Autor

2 Comentários

  1. Pingback: Customização de roupas: saiba como abrir um negócio com sucesso!

  2. Pingback: 6 técnicas de bordado com pedrarias para você vender mais!

Escreva um comentário